Pages

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Relatório O dia de tirar foto.

Na terça-feira, 14 de setembro, tivemos um exercício de sair pelo bairro Bom Retiro, e tirar varias fotos de lugares, basicamente de tudo que nos chamasse atenção. Dividimos em duplas, cada dupla teria uma câmera digital para armazenar suas imagens.
Fizemos um percurso de ir pelo criar e ir até a Praça Tiradentes.
Ao decorrer do dia passamos por lugares, casas, igrejas e até um jardim que ficava na frente de um departamento de policia. Essa experiência de sair pelas ruas, tirando fotos de coisas que passa despercebido por todos foi muito interessante, de aprender a ver a textura, as cores e linhas. Tive uma percepção imensa de como é o bairro do nosso instituto, de como ele é conduzido e de como as pessoas fazem desse bairro que é o Bom Retiro.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Relatório

Paulo Henrique – Computação Gráfica
Educador : Cabelo.

·       Relatório
 - Releitura

A nossa oficina de computação gráfica fez a releitura da cena do filme “o invasor”.
De principio foi meio complicado separar as funções e que cada um iria fazer, mas confirme foi se resolvendo foi ficando mais fácil de trabalhar em grupo, apesar de ter sido a primeira vez e pouco a gente conhecia um ao outro.
Ensaiamos a cena, foi meio difícil, pois não tínhamos noção realmente de gravação, cinema e teatro. Eu gostei do exercício de releitura, foi um modo de conhecer todo o grupo, tivemos uma noção de como é trabalhoso o mercado do áudio visual. Outro fato interessante  foi que a gente trabalhou com recursos mínimos de câmera, sem poder levar a computação ou edição, ficou uma coisa simples, mas conseguimos passar a nossa idéia, e gostamos do resultado.

Oficinão

Quando começou o oficinão fomos separados em 4 G’s, e  tivemos aula de direção de arte, ( cabelo e maquiagem, figurino e cenografia) e tínhamos que fazer o exercício de imagem ou até mesmo uma releitura da cena que passaram pra gente fazer.
No nosso G foi separado as funções por oficina, afinal era 37 pessoas para fazer o exercício, fizemos o planejamento de como seria, o que iríamos usar, e organizamos  para que não saísse do tempo, tínhamos  o período da manhã para fazer o exercício.
O processo da atividade foi bem agitado, como foi na releitura passada não conhecíamos todo o grupo e foi uma forma de nos conhecermos. Aprendi coisas que nem sabia sobre outras oficinas, a importância de todas no áudio visual, é como se fosse um corpo, e só funciona com todos as partes e órgãos, no oficinão aprendemos a história de cada área, técnicas usadas antigamente e as que são usadas agora. No oficinão foi pra mim foi como se eu tivesse entrado em um mundo que eu não conhecia, e que eu quero questionar, aprender e desenvolver o que eu aprendi.
Fizemos um exercício de storyboard de propaganda em 1 minuto, foi a primeira vez que  mexemos no imac, e tivemos uma dificuldade de inicio, mas vimos a capacidade que a gente tem de  mostrar uma idéia em tempo mínimo e com objetivo.
O ultimo exercício que fizemos do oficinão foi fazer um vídeo com o tema: “agora que eu cresci o que eu vou ser”.
Reunimos todo o grupo para elaborar alguma idéia do que iríamos falar, e acabamos fazendo uma história de uma menina que lutava muay thai e tinha o sonho de ser bailarina, o nome do vídeo era “força delicada”.
Separamos as funções por oficina, mas o interessante é que acabamos misturando as áreas  e todo mundo fez alguma coisa de outra oficina e aprendemos e tivemos uma ótima experiência disso.
Tivemos muito contato com as oficinas de câmera, iluminação e áudio, ou seja, foi um trabalho específico de captação. Foi a primeira vez também que nós mesmos fizemos o roteiro, tivemos a palestra com a Iara e tivemos uma noção de separar cada lance, cada cena e organizar tudo em storyboard e depois editar conforme o planejado.
Decidimos fazer o vídeo num teatro aqui perto do instituto e foi bem interessante  por todo o grupo ir atrás das coisas, tivemos a total responsabilidade de sairmos do nosso ambiente de ensino e ter o resultado que tivemos.